Mais uma noticia triste veio com exclusividade do site Universo HQ, que informou que no último dia 20 de Junho, faleceu o desenhista e animador argentino Jaime Diaz, em Buenos Aires. Até o momento não se sabe ao certo o motivo da morte do desenhista, pois as informações não foram reveladas a mídia.

Jaime Reyes Diaz nasceu em 6 de janeiro de 1937 e trabalhou como animador em Looney Tunes, Animaniacs e DuckTales, seriado de animação de sucesso dos estúdios Disney que está sendo exibido de segunda a sexta nas manhãs da Rede Globo. Mesmo trabalhando em tais seriados de sucesso, foi com os quadrinhos Disney que ele ganhou fama. Nas décadas de 1970 e 1980, Diaz criou e desenhou a série Pateta Faz História, que mostrava pseudobiografias bem-humoradas de várias personalidades históricas e da literatura mundial, sempre com o Pateta como protagonista. Essas aventuras foram aclamadas em vários países e até hoje figuram no rol das melhores histórias em quadrinhos Disney de todos os tempos.

Na mesma época, o artista fundou o Jaime Diaz Studio, que produziu mais de quinhentas HQs com os personagens Disney. Desde 2006 ele estava trabalhando em projetos para o canal Nickelodeon.

[ATUALIZAÇÃO] Fica uma dica dada pelo Marcus Ramone, de uma nota especial que o Universo HQ apresentou há alguns anos sobre “Pateta Faz história“.


Auto-retrato e um dos trabalhos do artista

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.