Boa notícia para quem não estava esperando que as redes de cinema no Brasil fossem ignorar os 48 frames por segundo que Peter Jackson gravou os filmes O Hobbit. Hoje a rede UCI se pronunciou e disse que irá implantar a tecnologia nas salas de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Curitiba. Confira os cinemas:

UCI New York City Center – Sala 08 (Rio de Janeiro – RJ)

UCI Orient Iguatemi Salvador – Sala 09 (Salvador – Bahia)

UCI Jardim Sul – Sala 11 (São Paulo – SP)

UCI Anália Franco – Sala 07 ( São Paulo – SP)

UCI Palladium – Sala 06 (Curitiba – Paraná)

UCI Kinoplex Plaza Casa Forte Shopping – Sala 08 (Recife – Pernambuco)

Contudo, a única sala IMAX que irá receber tal tecnologia no país será em São Paulo no cinema Cinépolis JK Iguatemi. As exibições nesse formato estão sendo chamadas de O Hobbit HFR  (de “high frame rate”). Não há dúvidas que isso irá refletir também sobre o valor do ingresso.

A rede de cinemas Cinemark ainda não nos respondeu se irá adaptar suas salas para a exibição nesse novo formato.

A exibição nesse formato nos Estado Unidos teve uma grande reduzida nas salas de cinema depois dos comentários negativos gerados em alguns testes no mês de agosto desse ano. Quem já teve a experiência diz que a exibição trás um excesso de realismo, e, principalmente nas cenas de ação o “borrão” que os 24 quadros tradicionais causam entre um movimento e outro é eliminado. Para Peter Jackson essa nova tecnologia é mais imersiva que o próprio 3D.

Author: RS

Diretor de Arte em publicidade, crítico de cinema e um dos fundadores do site Plugou. Entusiasta em adaptações de quadrinhos para cinema, Beatles e de séries de TV.