O único filme brasileiro selecionado para participar do Festival de Animação de Ottawa, o longa-metragem O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu (O Garoto Cósmico), participou da abertura do Festival e saiu vitorioso com a Menção Honrosa do Juri no Ottawa International Animation Festival.

Because it was full of some of the most beautiful images we’ve ever seen” (Porque é repleto de algumas das imagens mais belas que já vimos), foram as palavras que o júri do Ottawa International Animation Festival anunciou ao público, no auditório adaptado no altar de uma grande igreja católica no centro da cidade, o prêmio especial para o animado.

O animado foi exibido em duas sessões no festival, a primeira aconteceu no By Towne, um simpático cinema de rua e a reprise foi no Shopping Empire, na tarde do dia seguinte. Ambas as sessões lotadas e intensas. Entre os frequentadores do festival, a maioria profissionais e estudantes de arte, design e animação, havia uma grande expectativa em relação ao filme.

Com a direção, roteiro e montagem assinados pelo próprio Alê Abreu, o animado conta a história de um menino, que sofrendo com a falta do pai, deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O Menino e o Mundo estreia em janeiro de 2014, nos cinemas, mas poderá ser visto agora durante o Festival do Rio, pois o filme irá competir pelo prêmio MOSTRA NOVOS RUMOS, concorrendo na categoria de longas-metragens de ficção.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.