Publicidade
OSCAR | CERIMÔNIA DE 2021 É ADIADA PARA O MÊS DE ABRIL

Hoje, segunda-feira, dia 15 de junho, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou o adiamento da cerimônia de premiação do Oscar, o maior prêmio do cinema.

➜ REDES SOCIAIS:
Instagram | Facebook | Twitter
► Canal no YouTube: INSCREVA-SE

Muitos já começavam a falar de um possível cancelamento da edição de 2021 por causa da pandemia de Covid-19, que vem impactando a indústria audiovisual mundial nos últimos meses, desde o fechamento das salas de cinema no mundo inteiro, no começo deste ano.

Com os cinemas fechados e os filmes tendo suas estreias adiadas nos cinemas, festivais sendo cancelados e todas as filmagens e muitas produções paralisadas, à grande noite do cinema mundial está se tornando cada dia menos acessível para seus possíveis competidores este ano. Com isso, a Academia decidiu alterar a noite de premiação que aconteceria no dia 28 de fevereiro, por conta de tudo que estamos vivendo, o Oscar 2021 deve ser realizado dois meses mais tarde, no dia 25 de abril.

Segundo a Academia, por conta da pandemia, desta vez, longas lançados em streaming enquanto os cinemas estiverem fechados também vão poder concorrer na 93ª edição do Oscar. Além disso, os prazos de lançamento dos filmes para concorrerem serão:

– Até 28 de fevereiro de 2021 para longas-metragens de ficção;
– Até 1 de dezembro de 2020 para categorias específicas (longa de animação, documentário longa-metragem, documentário curta-metragem, filme em língua não-inglesa, curta de animação e curta metragem);
– Até 15 de janeiro para as demais categorias.

Abaixo vocês conferem o novo calendário de preparação para o Oscar 2021, abrangendo desde as votações iniciais até a noite da cerimônia:

Início da votação preliminar: 1º de fevereiro
Fim da votação preliminar: 05 de fevereiro
Anúncio da shortlist: 09 de fevereiro
Início da votação para nomeações: 05 de março
Fim da votação para nomeações: 10 de março
Anúncio das nomeações: 15 de março
Almoço dos nomeados: 15 de abril
Início das votações finais: 15 de abril
Gala no museu: 17 de abril
Fim das votações finais: 20 de abril
Premiação: 25 de abril de 2021

Vale lembrar também, que na última sexta, dia 12, a Academia anunciou que vai aderir a políticas de inclusão para aumentar a diversidade durante as próximas edições da premiação, não apenas aos indicados aos prêmios das estatuetas douradas, quanto ao quadro de membros que compõem a organização do evento.

A necessidade de tratarmos desse assunto é urgente“, informou em comunicado Dawn Hudson, diretor executivo da Academia. “Para esse fim, alteraremos – e continuaremos a examinar – nossas regras e procedimentos para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e celebradas“, concluiu.

Até o momento, a principal mudança informada foi a obrigatoriedade de dez produções indicados à categoria principal de Melhor Filme, já que ultimamente tínhamos uma média de 7 a 9 indicações por ano. A mudança será valida a partir da edição de 2022.

A partir de 2010, passou a valer de 5 a 10 indicados à estatueta da principal categoria, dependendo da quantidade de votos que cada título recebe dentro da banca avaliador. Neste ano, tivemos nove indicados, em 2019 foram oito.

Outra mudança importante feita internamente pela Academia será a movimentação para para incluir não-brancos e mulheres na banca avaliadora, um reflexo do movimento #OscarsSoWhite, que aconteceu em 2016, já que pelo segundo ano consecutivo, a Academia não havia indicado nenhum ator/atriz negro ou filmes protagonizados por eles, nas principais categorias da premiação. No ano de 2015, não-brancos compunham 8% do quadro de membros, ao passo que mulheres eram 25%. Em 2019, os números subiram para 16% e 32%, respectivamente.

Vale lembrar, que neste ano, o Oscar 2020 teve uma grande surpresa ao premiar pela primeira vez na história, um filme não falado em língua inglesa na categoria de melhor filme, a principal da premiação. A dramédia sul-coreana Parasita (Parasite), sem dúvida nenhuma um dos melhores filmes do ano passado, foi o grande vencedor da noite, levando os prêmios de melhor filme, roteiro original, filme internacional e melhor diretor para o cineasta Bong Joon Ho.

[Atualização – 16 de junho]: O BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), maior premiação do cinema e da TV britânico, também será adiado no ano que vem, sendo exibido no dia 11 de abril de 2021, duas semanas antes do Oscar.

_____

Voltamos a qualquer momento com mais novidades para vocês 😀

Comentários