O ano começou com tudo nos cinemas brasileiros! E ontem, dia 14 de janeiro, estreou nos cinemas brasileiros nada mais que quatro filmes que estão presentes no Oscar 2016 e filmes para todos os gostos! Entre eles temos o romance Carol (Carol), com seis indicações, a comédia A Grande Aposta (The Big Short), com cinco indicações, o drama Steve Jobs (Steve Jobs), injustiçado com apenas 2 indicações e o drama surpreendente Creed: Nascido para Lutar (Creed), com a indicação apenas de coadjuvante para o ator Sylvester Stallone (Rocky: Um Lutador).

Oscar_Carol

Com seis indicações, vamos começar falando sobre Carol (Carol), romance LGBT estrelado por Cate Blanchett (Cinderela e Blue Jasmine) e Rooney Mara (Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres e Peter Pan), que concorrem ambas nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente. Além das indicações de melhor roteiro adaptado, fotografia, figurino e trilha sonora.

O novo filme de Todd Haynes (Não Estou Lá e Longe do Paraíso) participou da Seleção Oficial de Cannes 2015 e além de ser um dos filmes mais comentados durante o festival, saiu como grande vitorioso no prêmio de melhor atriz, para a Rooney Mara. O filme também venceu quatro prêmios do New York Film Critics Circle, nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor direção de fotografia.

O filme foi líder de indicações no Spirit Awards 2016, com seis indicações (Melhor filme, diretor, atriz para Cate, atriz para Rooney, roteiro e fotografia) e também no prêmio BAFTA 2016 (o Oscar britânico, nas categorias de melhor filme, diretor, atriz para Cate Blanchett, atriz coadjuvante para Rooney Mara, maquiagem, design de produção, fotografia, figurino e roteiro adaptado), selecionados pela British Academy of Film and Television Arts.

Baseado no romance “O Preço do Sal“, de Patricia Highsmith, publicado por Diogenes Verlag AG, Switzerland e lançado no Brasil pela L&PM Editores, com uma nova edição especial, que já se encontra para venda nas livrarias, o filme nos levados ao início da década de 1950, em Nova York, onde vam Therese Belivet (Rooney Mara), uma jovem que trabalha em uma loja de departamento de Manhattan e sonha com uma vida mais gratificante. Certo dia, ela conhece uma mulher sedutora presa em um casamento fracassado, chamada Carol Aird (Cate Blanchett).

Já no primeiro encontro ambas sentem uma atração imediata e ardente, seguida de um sentimento mais profundo. Quando o envolvimento delas vem à tona, o marido de Carol a afronta, desafiando sua competência como mãe. Carol e Therese se refugiam na estrada, deixando para trás suas respectivas vidas, e logo se veem encurraladas entre as convenções e a atração mútua.

Oscar_GrandeAposta

Também baseado num famoso livro de Michael Lewis (da Ed. Best Business) e em fatos reais, a comédia A Grande Aposta (The Big Short), de Adam McKay (O Âncora e Quase Irmãos) e com o roteiro adaptado por Charles Randolph e Adam McKay, traz aos cinemas um filme divertido e com um elenco incrível com astros como Christian Bale (da nova trilogia Batman), Steve Carell (Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo e Amor a Toda Prova), Ryan Gosling (Drive), Brad Pitt (Clube da Luta e Corações de Ferro), Melissa Leo (O Vencedor), Hamish Linklater, John Magaro, Rafe Spall, Jeremy Strong, Marisa Tomei e Finn Wittrock.

Baseada em uma história real, que deu origem ao livro best-seller de Michael Lewis, o filme conta a trajetória de quatro homens fora do mercado financeiro que perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Seus ousados investimentos os levam para o lado sombrio do sistema bancário moderno onde devem questionar tudo e a todos.

O filme pode parecer complexo demais, por se tratar de um tema que poucos acompanham, como a economia, mas o diretor e os roteirista conseguiram surpreender e deixar o filme leve e até divertido do modo que a história é contada. Vale a pena conferir, sem preconceitos, pois ele traz divertidas celebridades que fazem participações especiais durante o contar dessa história real.

Oscar_SteveJobs

Depois de levar dois prêmios (roteiro e atriz coadjuvante) no Globo de Ouro deste ano, o drama Steve Jobs (Steve Jobs), dirigido por Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário? e 127 Horas) e adaptado para os cinemas por Aaron Sorkin (O Homem Que Mudou o Jogo e A Rede Social), foi praticamente esnobado pelo Oscar, recebendo apenas duas indicações nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvante, para Michael Fassbender (Bastardos Inglórios, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido e Frank) e Kate Winslet (Foi Apenas um Sonho e O Leitor), respectivamente.

Produzido por Mark Gordon, Guymon Casady, Scott Rudin e o vencedor do Oscar, Christian Colson, o filme também conta o drama por trás de uma das figuras mais influentes do último século, o fundador e ex-presidente da Apple, Steve Jobs. Além de Michael Fassbender, que vive o protagonista e a atriz Kate Winslet, que está incrível no filme no papel de Joanna Hoffman, na época chefe de marketing da Macintosh, o drama conta com os atores Seth Rogen, Jeff Daniels, Katherine Waterston e Michael Stuhlbarg em seu elenco.

O filme concentra-se nos bastidores de três lançamentos icônicos da Apple terminando em 1998, quando o iMac chega ao mercado, nos levando para uma viagem na era da revolução digital e apresenta um retrato íntimo de Jobs.

Ele mudou o jeito que o mundo funciona“, avalia Michael Fassbender, que interpreta Jobs e acredita que ele era apaixonado pela ideia dos computadores serem ferramentas acessíveis para todos. “Ele era um verdadeiro gênio, um visionário”, completa Kate Winslet em um emocionante vídeo divulgado pela Universal Pictures para promover o lançamento do filme.

Confira o vídeo legendado abaixo:

Como vocês podem ter visto no vídeo, ele ainda traz depoimentos do elenco e da equipe de produção, mostrando também parte do processo de criação do filme. Vale lembrar, que em 2013, a PlayArte lançou nos cinemas a primeira cinebiografia estrelada por Ashton Kutcher e dirigida por Joshua Michael Stern. O filme chamado Jobs (Jobs) foi mal de público e de crítica. Veja o trailer legendado.

Oscar_Creed

Praticamente vitorioso em todas as premiações, o ator Sylvester Stallone (Rocky: Um Lutador) traz todo o brilho para o drama Creed: Nascido para Lutar (Creed), lançado nos cinemas pela Warner Bros. Pictures. O ator é um forte candidato para o Oscar de melhor ator coadjuvante, depois de ganhar o Globo de Ouro, na mesma categoria, e sem duvida é o favorito do público.

Apresentando ao público um novo capítulo da história de Rocky, o filme é dirigido pelo premiado cineasta Ryan Coogler (Fruitvale Station: A Última Parada) e mostra o encontro entre Adonis Johnson e Rocky Balboa e o momento em que a grande lenda do boxe começa a treinar o filho de Apollo Creed para uma grande luta.

Na trama, Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu seu famoso pai, o campeão mundial peso-pesado Apollo Creed, que morreu antes dele nascer.  Ainda assim, é inegável que o boxe está em seu sangue, então Adonis vai para Philadelphia, o local da lendária luta de Apollo Creed contra um aguerrido novato chamado Rocky Balboa.

Já na Cidade do Amor Fraternal, Adonis encontra Rocky (Stallone) e pede para que ele seja seu treinador. Apesar de sua insistência em se afastar do mundo das lutas por bons motivos, Rocky enxerga em Adonis a força e a determinação que ele conheceu em Apollo – seu feroz rival que acabou se tornando seu melhor amigo.  Concordando em ajuda-lo, Rocky treina o jovem lutador, mesmo que para isso o antigo campeão tenha que desafiar um oponente mais mortal do que qualquer um que ele já tenha enfrentado no ringue.

Com Rocky em seu corner, não demora muito para que Adonis tenha sua chance de disputar o título… mas será que ele pode desenvolver não somente o jeito, mas também o coração de um verdadeiro lutador a tempo de entrar no ringue?

Das quatro sugestões de hoje, apenas não consegui assistir Creed: Nascido para Lutar (Creed), mas o filme vem sendo muito bem elogiado pela crítica e pelo público, causando uma incrível curiosidade em mim, coisa bem estranha, pois não sou fã de lutas e filmes do gênero. Confesso, que quando fui assistir Rocky: Um Lutador, nos cinemas, no ano passado, durante os especiais do Cinemark Clássicos, tive um grande pré-conceito quanto ao filme antes de vê-lo, mas ele me surpreendeu muito e o considero um grande filme. Agora, anos depois do lançamento do original, estou muito curioso para rever mais uma vez o ator Sylvester Stallone dando vida novamente ao grande personagem Rocky.

Filmes bons não vão faltar nos cinemas brasileiros nos próximos dias. Fique ligado em nosso site e redes sociais abaixo para saber mais do melhor nos cinemas!

NOS SIGA EM NOSSAS REDES SOCIAIS:

YouTube | Facebook | Instagram | Twitter

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.