No ar desde o dia 22 de março, a terceira temporada de “Quando Toca o Sino” é exibida todas as quintas nas tardes do Disney Channel. Um dos grandes destaques da nova temporada são os números musicais, que diferentes das outras temporadas, agora fazem parte das histórias. Para coreografar e trabalhar como segunda assistente da série, a Cristal Líquido e a Disney convidaram a apresentadora, atriz, cantora e dançarina, Estela Ribeiro, que acorda e anima as manhãs da criançada, todos os dias, na Casa do Disney Junior.

No final de março, o Planeta Disney bateu um papo com a sempre simpática Estela, que nos contou, por e-mail, como foi trabalhar com o elenco antigo e o novo elenco e como foi seu primeiro trabalho atrás das câmeras para a Disney. Abaixo você confere a entrevista completa.

Como surgiu o convite para você trabalhar com as coreografias e trabalhar como assistente de direção a série?

Desde o final das gravações de “A Casa do Disney Junior” no ano passado manifestei meu desejo de começar a entender melhor e participar do mundo “por tras das câmeras” no Disney Channel. Acompanhei o trabalho do nosso querido diretor Emiliano Larre nas próprias filmagens do programa para a versão mexicana e em alguns outros momentos. Depois de terminar a turnê de “DisneyLive! As Mágicas do Mickey” pelo Brasil veio o convite da Cristal Líquido para participar da equipe de direção de “Quando Toca o Sino”. Eu já conehcia e gostava muito da diretora Juliana Volanten e acho que meus 10 anos de Disney inspiraram alguma confiança quanto á linguagem do canal.

Depois das primeiras semanas de produção e de muitas reuniões sobre os roteiros, fui me empolgando, dando idéias, imaginando e sugerindo os números musicais pras série. A direção curtiu e me convidou pra coreografar. Eu já havia feito algo parecido (mas ‘beeem’ menos elaborado) com as crianças dos video clipes das temporadas de 2002 e 2003 de Playhouse Disney. Era mais uma ajuda pros diretores na hora de organizar os clipes com passinhos e movimentações bem simples para as crianças.

Você no seu facebook citou que foi “coreógrafa/ 2 assistente de direção/ faz tudo/ atrizapresentadora/ tia da perua/ faz tricô pra fora“, o que foi mais díficil?

Hahahah, foi uma brincadeira carinhosa pra dizer que realmente fiz um pouco de tudo!! Foi uma experiência nova pra mim e estava super empolgada em aprender um pouquinho de tudo que envolve uma produção. A equipe de assistência de direção, com o apoio da produção do programa, tem uma super responsailidade antes, durante e depois das filmagens. Precisa organizar tudo o que vai ser necessário para a gravação, unir os departamanetos de arte, figurino e técnica, tocar o set e ainda fazer relatórios completos para viabilizar a edição. Somos os primeiros a chegar e últimos a sair, diariamente. Eu, por ser atriz, ainda gostava de estabelecer a coneção total com o elenco, saber das necessidades e fazer de tudo para atender a todos.

Acho que o mais difícil foi o comecinho! Deu aquele frio na barriga por saber o quanto responsável eu seria e queria fazer tudo certo!! Acho que cheguei perto!! rs…

Você tem uma carreira com vários musicais em seu curriculo, como “A Noviça Rebelde“, “Chicago” e “Sweet Charity“, grandes sucessos nos palcos de São Paulo, você conseguiu trazer um pouco dessa bagagem musical para a série, que a partir de agora passa a ter a música fazendo parte da história? Você se inspirou em algum musical ou filme para a criança das coreografias?

Sim, a experiência nos musicais contou muito na hora de coreografar. Especialmente porque nessa temporada os musicais contam uma história, se referem a alguma situação importante. Sempre tento usar a coreografia como mais uma ferramenta de linguagem, ou seja, precisa ser bacana esteticamente mas também precisar ser interpretada.

Cada musical tem uma idéia diferente. Nosso roteirista ajudou bastante com isso. Usamos muitas referencias do cinema pra trazer um pouco desse contato para a galerinha que assiste o programa. Tem um pouco de video clipe de M. Jackson, cenas classicas de Rita Hayworth, West Side Story, Grease… enfim, um pouquinho de muita coisa!!

Queria saber um pouco de como foi trabalhar com o grupo de atores, principalmente com o elenco antigo, que já está junto a três temporadas e também como foi o trabalho com o novo elenco.

O elenco é muito versátil. Já tinha algum contato com eles através dos muitos eventos Disney que fizemos juntos mas pude conhecer um pouquinho de cada um durante a filmagem. Eles são todos muito talentosos e a experiência que eles tem desde o “High School Musical: A Seleção” é nítida e se manifesta de diversas maneiras. Embora os personagens todos já existam, nessa temporada senti a preocupação em elaborar melhor cada um deles dando mais dinâmica, nuances. Os roteiros provocaram novas sensações em alguns personagens e acredito que os atores se divertiram com isso.

Foi bem bacana poder explorar o que cada um tem de melhor. Quanto ao elenco novo, é muito legal ver o frescor com que eles trabalham. Alguns já tiveram outras vivências mas esse tipo de programa é novidade pra todo mundo. Eles chegaram com disponibilidade total de aprender. E se jogaram. Era muito gostoso ver todo mundo pelos cantos do estúdio estudando os textos, passando as coreografias, tentando, errando, aprendendo. Os atores antigos ajudaram bastante.

Que tipo de danças os fãs podem esperar na série, já que você é formada em ballet clássico e domina outros estilos de dança como jazz, street dance e dança contemporânea?

Com relação aos estilos de dança, tem um poquinho de tudo. Usei mesmo a idéia de cada musical pra criar os movimentos e não tive medo algum de misturar tudo. Tem desde movimentos classicos do ballet, passando por referências a Bob Fosse, um pouco de pop, street dance. O elenco arrasou na versatilidade!!!

Queria também saber o que para você Estela, a nova temporada de QUANDO TOCA O SINO representou?

Foi uma experiência incrível!!! Conheci e convivi com gente muito talentosa em todos os departamentos. Aprendi um pouquinho de tudo e abri uma nova frente de ação profissional. Sempre que puder, quero unir a atuação na frente das câmeras (que é a minha paixão) com o processo de criação que envolve um produto de TV. E claro, na família Disney!!!

Esse ano de 2012 você completa 10 anos de Disney Channel, como está sendo para você trabalhar e entrar na casa de milhares de crianças a uma década?

Puxa, são mesmo 10 anos de Disney Channel!! Ser apresentadora do Playhouse Disney e agora da Casa do Disney Junior é o maior presente da minha carreira. Fui desenvolvendo aos pouquinhos um jeito de falar com as crianças e me sinto completamente á vontade!! A Estela pode ser um personagem mas tem muito de mim mesma. A maneira leve de lidar com a vida, aprender com todas as experiências e bricar sempre com total responsabilidade e cuidado com o próximo!

A cada nova temporada do programa descubro algo novo e o contato com a criançada faz tudo isso valer cada vez mais a pena. Poder atuar no teatro com os shows da Disney e ter esse contato direto com o público me faz ter a real noção de quanto somos importantes na criação da personalidade de cada um. São inúmeras crianças e adultos que vem convesar comigo e dizer o quanto gostam de mim, me copiam, tem o programa como referência. É uma super responsabilidade!! Agora, depois de passar pela experiência como assistente de direção e coreógrafa, venho pra mais um temporada da casa do Disney Junior cheia de novas idéias e muuuuita vontade de brincar, dançar, cantar e aprender ainda mais!!!

Abaixo vocês conferem um ótimo vídeo ondem o elenco de “Quando Toca o Sino” fala um pouco sobre a música e os números musicais na nova temporada da série.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.