Enquanto todos só falam da qualidade da animação 3D e do Oscar de “UP: Altas Aventuras“, parece que com o fracasso de bilheteria de “A Princesa e o Sapo“, o futuro das próximas produções da Walt Disney Animation Studios correm risco de cancelamento ou de sofrer grandes mudanças que vão entristecer e muito aos fãs da animação tradicional do estúdio.

O primeiro animado a receber mudanças será o clássico conto de fadas, “Rapunzel“, que deverá ter seu título alterado, para perder o rótulo de filme de princesa (filme apenas para garotas). Rumores apontam que a Disney registrou ontem novos domínios para o animado, que indicam que a mudança de nome será feita.

O nome ainda não foi definido, mas o filme poderá se chamar “The Hidden Tower” (A Torre Oculta) ou “The Thief and the Tower” (O Ladrão e a Torre), para os domínios thethiefandthetower-movie.com, thethiefandthetower.com, thehiddentower-movie.com, thehiddentowermovie.com e thethiefandthetowermovie.com.

Essas mudanças vem da pressão que o marketing da Disney vem fazendo na equipe do filme, que estão correndo contra o tempo para finalizar o filme até o fim do ano. Outro projeto que poderá estar com os dias contados é “A Rainha da Neve” (The Snow Queen) que pode estar prestes a ser cancelado também. O site do amigo Celbi, Animation-Animagic, traz uma matéria completa sobre os problemas no estúdio, que você pode ler uma parte abaixo ou completa no site.

Turbulências na Disney – versão 2010

OK, jornalistas brasileiros! Continuem fazendo côro e idolatrem John Lasseter…mas há sim problemas na Disney. Aqui no Animagic não haverá puxação de saco. Não é possível gerenciar dois estúdios e a Disney continuar na mesma. O ano até que começou com uma homenagem singular. Durante um tributo em homenagem à Roy E. Disney, o presidente da Disney, Bob Iger, anunciou que o famoso estúdio de animação em Burbank terá o nome renomeado “Roy E. Disney Animation Building“. È possível ler mais nessa coluna do site LaughingPlace.

Mas mudar o nome de um edificio é pouco. A Disney precisa de reformas urgentes. Quando a Pixar foi comprada pela Disney, houve a promessa do renascimento do estúdio. A filosofia Pixar seria usada como inspiração (paredes do estúdio Disney foram derrubadas para abrir espaços mais amplos), mas em compensação os projetos em produção não tiveram nem um pingo da genialidade das produções da Pixar (que vale lembrar, hoje pertencem a Disney sob UMA MESMA admnistração. “Bolt“, versão reformulada de “American Dog” foi pífio. “A Princesa e o Sapo“, uma bela animação tradicional, parece ter causado um trauma.

Projetos cancelados (A Rainha da Neve)

A equipe de animadores também anda sofrendo com a instabilidade do estúdio. A equipe responsável pelas histórias toma muito tempo (nem sempre por culpa própria) e os demais departamentos ficam pressionados a fazer mais em menos tempo. E com o agravante das demissões após a conclusão. Quem participa das reuniões dando sugestões de melhorias geralmente são os primeiros a serem demitidos. O resultado é triste.

King of the Elves“, projeto em CGI outrora classificado como genial, foi cancelado por problemas de história, direção e possivelmente também por fraco potencial comercial. O mais triste é que são fortíssimos os boatos de que o musical “A Rainha da Neve” foi cancelado (sim, de novo!). Assim sendo, o próximo longa metragem tradicional será o do Ursinho Pooh, e ainda não há nada planejado para depois.

Os próximos meses serão definitivos para o destino dos estúdios Disney, que ainda está em descompasso mesmo tendo os mesmos líderes responsáveis pela Pixar. O TAG Blog tem comentários anônimos bastante ácidos e críticos da situação atual – aliás, esse tipo de comentário há anos não era visto na internet.

I explained it already. At Disney there is no crew stability, there is no push to make original, innovative films, and the directors get replaced if they don’t go along with management. The result is low morale, tentative decision making, and lackluster films. None of that crap goes on at Pixar. And I don’t think it’s Iger who is mandating the difference“.

There has been a rumor going around for quite a while that Lasseter wasn’t all that interested in having WDFA succeed. I believe it“.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.