O animado Ratatouille“, dos estúdios Disney/PIXAR, vem causando polêmica atualmente na mídia, já para muitos é dada como vencedora na categoria de melhor animação de 2007 na cerimônia. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal The New York Times, a animação tem grandes chances de receber uma indicação também na categoria de melhor filme do ano, como aconteceu com a animação dos estúdios Disney, “A Bela e a Fera”, em 1992. De acordo com o jornal, os estúdios Disney/PIXAR estão refletindo se valerá mesmo a pena inscrever o animado para a categoria de melhor filme, ou então inscrever apenas para a categoria de Filme de Animação. O grande problema é que a indicação para ambas as categorias, poderia dividir os votos na categoria de animação, sendo considerada mais fácil de se ganhar do que a principal categoria da cerimônia. Vale lembrar que de acordo com as regras da academia, todos os filmes de animação indicados para o Oscar de Melhor Filme de Animação estão automaticamente elegíveis para Melhor Filme. Até mesmo os atores, que apenas dublam os personagens, roteirista e diretores também estão elegíveis para indicados em categorias gerais. A Disney até agora não confirmou sua estratégia para com o animado, mas uma propaganda de página dupla no Daily Variety foi publicada recentemente, descreve a animação como “o filme com as melhores críticas do ano.. e ao redor do mundo“. No entanto, sugere o voto somente para Melhor Animação citando Brad Bird como roteirista e diretor.

Outras novidades divulgadas, nesse último fim de semana, é que “Alvin e os Esquilos” tinha sido desclassificado para concorrer a uma indicação ao Oscar 2008, na categoria de Melhor Longa-Metragem de Animação. Tal noticia deve ter deixado muitos da equipe do filme desapontados por ser a única chance que o filme poderia ter de uma indicação. Tal atitude foi tomada pela regra que diz que apenas pode concorrer a tal categoria, os longa-metragens que apresentarem mais de 75% produzido em animação, já o filme trás apenas os protagonistas em animação. Alvin e os Esquilos” estréia nos cinemas dos EUA esse fim de semana, dia 14 de Dezembro, filme baseado na famosa série de animação da década de 80 que trás a direção de Tim Hill (“Garfield 2“) e no roteiro encontramos nomes como os de Jon Vitti, Will McRobb, Chris Viscardi, Jon Vitti e Ross Bagdasarian. O filme trará os protagonistas feitos em animação 3D, e Jason Lee (“O Mundo de Jack e Rose“) viverá Dave Seville, um compositor que tenta vencer na carreira. Ele acaba descobrindo que três esquilos chamados, Alvin, Simon e Theodore decidem se instalar em sua casa. Para conseguirem convencer Dave a deixá-los permanecer na casa, o trio de esquilos precisa provar que têm muito talento, já que além de falarem, sabem cantar muito bem. Ao se unirem, Dave começa a compor as músicas para os roedores cantores e se torna um tipo de pai para eles, até que as coisas se complicam quando os esquilos se deslumbram com o estrelato e se rebelam contra Dave. No Brasil o filme chega aos cinemas no dia 04 de janeiro de 2008.

Já “A Lenda Beowulf“, animado que usa a técnica de captura de movimentos, continua na disputa por uma das três vagas para a indicação ao Oscar 2008 de Melhor Filme de Animação, vale lembrar que até hoje muito se discute sobre o que é animação e o que não deve ser considerado animação, já que muitos acreditam que filmes que usam a técnica de captura de movimentos para animar um desenho, não deve ser considerado animação, mas até agora a academia vem considerando tal arte, sendo que animados como “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais” (2005) e “Happy Feet: O Pinguim” (2006), receberam indicações ao Oscar na categoria e saíram vitoriosos nas cerimônias de 2006 e 2007.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.