UP

RESENHA DE “UP: ALTAS AVENTURAS

Vencedor dos Oscar de Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Trilha Sonora,  o 10º filme produzido pela Pixar Animation Studios foi lançado pela Walt Disney Home Entertainment no mercado de home vídeo em DVD simples e Blu-Ray triplo (Blu-ray duplo + DVD) em Novembro de 2009. Para comemorar a vitória merecida de “UP: Altas Aventuras“, o Planeta Disney traz a resenha completa com todas as informações do Blu-ray duplo do animado. Vale lembrar, que o Blu-ray não vem com luva e dentro dele encontramos os três discos com imagens nas artes, uma cartela de adesivos do “Toy Story 3” e um encarte com informações da promoção Altas Aventuras, já encerrada.

SINOPSE OFICIAL: Um velhinho viúvo chamado Carl Fredricksen, com seus setenta e poucos anos de idade, passou a vida sonhando em explorar o planeta e viver plenamente a vida. Até que um plano mirabolante invade sua cabeça teimosa: fazer sua casa inteira levantar vôo através de balões e transportá-la dos Estados Unidos a um lugar em meio às montanhas da Venezuela.

DISCO 01: O Blu-ray começa com a exibição dos trailers de “TOY STORY 3“, “DUMBO: EDIÇÃO DE 70º ANIVERSÁRIO” e “SANTA BUDDIES“. Os menus são parecidos com os do DVD, mostrando a casa flutuando no céu, tanto no disco um como no disco dois do Blu-ray, mas com uma diferença, a casa é mostrada em 3D, como no filme. Enquanto escolhemos uma das opções do menu, ouvimos a canção tema do animado tocando de fundo.

ASSISTIR AO FILME (96 min): O longa-metragem poderá ser assistido de duas maneiras diferentes. A opção ASSISTIR AO FILME traz a possibilidade que você veja o filme igual foi exibido nos cinemas. Já na versão ASSISTIR AO FILME COM CINE-EXPLOER você poderá conferir o filme com os comentários em audio do diretor Pete Docter e do co-diretor Bob Peterson, que contam como foi a produção do longa-metragem, além de trazer diversas curiosidades e referencias. Vale lembrar, que no Blu-ray, você pode ver os comentários dublados em português e enquanto Pete e Bob comentam várias fotos de arquivo vão surgindo na tela, ilustrando o que eles falam.

BÔNUS MATERIAL:
# PARCIALMENTE NUBLADO: CURTA DOS CINEMAS (05:46): Com a direção de Peter Sohn e vozes de Tony Fucile e Lori Richardson, o curta-metragem de animação nos conta de onde as cegonhas pegam os bebês. São as nuvens que criam os bebês de todas as espécies e entregam para as cegonhas levarem para suas famílias, mas é a nuvem cinzenta e insegura chamada Gus, que prepara os bebês de animais mais perigosos e seu parceiro e amigo, a cegonha Peck, que acaba tendo a difícil missão de levá-los e tentando se ferir o mínimo possível.

# A MISSÃO ESPECIAL DO DUG: NOVO CURTA ORIGINAL (04:40): Como já é de costume, todo DVD de um filme da Pixar, temos um curta-metragem de animação inédito e mais uma vez o curta traz os personagens do longa-metragem numa nova aventura. Dirigido por Ronnie del Carmen, que também assina o roteiro ao lado de Bob Peterson, o novo curta mostra o que acontecia com o cão Dug antes dele encontra Carl e Russell. É o dia do aniversário de Dug e ele é recrutado para várias missões especiais para não atrapalhar os cães na captura da ave, o Kevin. Enquanto ele realiza as tarefas, ele acaba criando mais confusões.

# A AVENTURA ESTÁ LA FORA (22:17): Documentário vai mostrar os principais envolvidos na produção dando depoimentos de como foi feita a escolha do lugar onde a história acontecer passar, além de mostrar diversas cenas da viagem que a equipe fez até a Venezuela (América do Sul) para conhecer e estudar o local. Os depoimentos da equipe sobre a viagem, as curiosidades e as histórias contadas, valem serem conferidas.

# CENA ALTERNATIVA: OS DIVERSOS FINAIS DE MUNTZ (04:56): A cena alternativa começa com o diretor explicando o motivo dele não gostar de vilões, por não serem o reflexo da humanidade, por isso ele mostra que seu vilão não era mal porque queria, ele acreditava estar fazendo a coisa certa e assim como ele, o protagonista Carl, teria ficado igual se não tivesse encontrado Russel. Além disso, a equipe comenta a dificuldade de criar o fim ideal para Muntz e durante o extra, podemos ver algumas das idéias que eles tiveram até chegar a versão final que vemos no cinema e agora no DVD ou Blu-ray.

CONFIGURAÇÃO
# IDIOMAS (Inglês, Português, Tailandês, Chinês e Coreano, todos em Dolby Digital 5.1)
# LEGENDAS (Inglês, Português, Chinês, Coreano, Tailandês e Baha-Indonésio)
# OBTENHA O MELHOR DE SEU HOME THEATER
# PROTETOR DE TELA

EXTRA ESCONDIDO
# OVO (01:55): Esse extra escondido fala um pouco de uma parte da história original que foi alterada, pois a idéia inicial era que Muntz estivesse atrás do Kevin, pois os ovos do pássaro o transformariam em jovem novamente, mas como a idéia ficou fantasiosa demais,  equipe resolveu cortar da história, mas agora podemos ver um pouco de como foi a pesquisa para desenhar o ovo e ver algumas cenas em storyboards que foram tiradas do filme final.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS
# INICIAR TODOS
# EM BLU-RAY DISC
# A PRINCESA E O SAPO
# TINKER BELL E O RESGATE DA FADA
# FORÇA G
# TOY STORY 3
# DUMBO
# SANTA BUDDIES

DISCO 02

BÔNUS MATERIAL:

# DOCUMENTÁRIOS

– Um Herói Geriátrico (06:24): Diretor e equipe comentam o porque escolheram um velhinho como protagonista da história, como foi a produção do personagem até chegarem na versão final que vemos nos cinemas e também vemos a mensagem que quiseram passar ao apresentar o personagem como o conhecemos.

– Companheiros Caninos (08:26): Nesse documentário vamos ver a equipe técnica da produção falar da importância dos cães no animado, pois eles são a única companhia do vilão, que os treina para ajudá-lo. Além disso, eles explicam as dificuldades que tiveram ao animar os personagens caninos, pois os cães se comunicam por linguagem corporal e a equipe após alguns testes conseguiu entender como animar os personagens para cada situação, pois mesmo falando com o aparelho criado, era importante os cães demonstrarem o máximo de realismo a história, diferente de outras produções, na qual os personagens animais falam normalmente com os humanos.

– Russel, Explorador da Floresta (09:00): A equipe conta como foi a escolha do formato e do visual do personagem, além de falar um pouco sobre sua personalidade, pois o garotinho mesmo parecendo estar sempre animado e disposto a aventuras, escondia um segredo com ele mesmo. O documentário apresenta cenas da equipe gravando para ver as expressões que seriam usadas na animação, vemos a escolha da voz para o personagem e como o diretor conseguiu trabalhar o jovem dublador, para que não soasse falso e decorado.

– Kevin, Nosso Amigo Gigante que não Voa (05:04): Um dos personagens mais complicados de ser criado na produção foi o Kevin, de acordo com a equipe, foram feitos 70 versões diferentes da ave, pois o público teria que entender o motivo que levou Muntz, o “vilão” da história a persegui-lo por mais de 50 anos. Durante o documentário, vemos diversas imagens de storyboards das diferentes idéias que a equipe teve para o visual da ave, além de mostrarem como foram criados os sons que fazem o personagem, alguns pássaros mitológicos que serviram de inspiração e a ligação que Kevin tem com todos os personagens.

– Donos de Casa da Pixar (04:38): Um dos personagens importantes da história é a casa na qual Carl viveu com sua esposa Ellie. Durante esse documentário, a equipe explica que a casa aparece praticamente durante todo o filme sendo carregada por Carl e ela tem seu significado, para ele, a casa é a presença da Ellie. Além disso, vemos como foi o processo de criação da casa, pois ela tinha que ser pequena e leve, para o publico acreditasse que ela poderia sim ser levantada pelos balões. Vemos também que antes da casa ser animada, a equipe fez uma versão em miniatura para conseguir ver como seria a casa de todos os ângulos e conhecer o jogo de luz e sombras que ela teria.

– Balões e Voos (06:25): Nesse vídeo a equipe fala um pouco da produção dos balões que sustentam a casa de Carl e também sobre o dirigível do vilão, pois o público ao assistir a animação precisava acreditar que aqueles balões conseguiriam levantar a casa para o céu. Vemos testes de animação dos balões e também das nuvens, na cena que a casa de Carl enfrenta uma tempestade, além da explicação do porque usar um dirigível como o lar de Muntz da história.

– Compondo Para os Personagens (07:37): Aqui você vai entender a importância das canções na animação, além de depoimentos do compositor e membros da equipe, podemos ver cenas das gravações das canções no estúdios com centenas de músicos.

# CENA ALTERNATIVA: VIDA DE CASADO (09:15)
O diretor e o co-diretor explicam como tiveram a idéia de fazer uma história com um velhinho voando nos balões e falam da importância do prólogo inicial, pois se o publico não entendesse o amor que Carl tinha por sua esposa, todo o resto da história não teria fundamento, pois tinham que entender porque ele levava a casa dele até o local onde ambos tanto sonharam em morar. Eles contam também que a idéia inicial era Carl e Ellie sempre demonstrarem seus sentimentos com soquinhos uns nos outros, mas que a idéia foi descartada pelo fato de acharem violento demais a idéia, assim partiram para a idéia de uma cena mais clássica e sem diálogos, para que o público se apaixonasse pelo casal. Após os comentários, vemos a versão em storyboards, de como seria a primeira versão da cena “Vida de Casado”.

# MONTAGEM PROMOCIONAL DE “UP – ALTAS AVENTURAS” (06:00)
Uma divertida montagem feita pela Disney com todas as vinhetas e UPsódios usados para a divulgação de “UP: Altas Aventuras” nos cinemas. Vale lembrar, que algumas vinhetas são inéditas no Brasil e infelizmente o extra vêm apenas legendado em português, com isso, perdemos a chance de revermos os Upsodios dublados, que foram exibidos no Disney Channel.

# JOGO DO GUARDIÃO MUNDIAL DOS DISTINTIVOS
Voltado para o público infantil, o game tem como função testar e ao mesmo tempo ensinar as crianças o nome dos países de cada continente, além de trazer curiosidades quando a criança acerta a todos os países. No nível fácil podemos escolher entre Estados Unidos (onde a pessoa tem que acertar a localização de cada estado do país), América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália, na qual ele falará o nome do país para você localizar no mapa. No modo difícil, Russel irá falar o nome da capital do país, para você descobrir onde ela fica no mapa. Cada vez que você acertar a todos as localizações do continente, você ganha um distintivo e Russel conta algumas curiosidades sobre o local. Além disso, você pode não escolher a opção “Distintivos” e rever as informações que Russel tem sobre cada continente que você já ganhou. Por se tratar de um jogo para Blu-ray, os seus pontos são arquivados na memória do aparelho e você pode fazer uma competição com os amigos para ver quem acerta mais.

# TRAILERS INTERNACIONAIS
Os dois trailers usados na divulgação do longa-metragem nos cinemas podem ser conferidos nesse extra. O TRAILER DE CINEMA 2 (01:48) e o TRAILER DE CINEMA 3 (02:29), na qual já vemos as cenas finais do animado. Vale destacar, que se esqueceram de colocar o simpático teaser trailer na versão do Blu-ray, uma grande pena, pois a assim perdemos a chance de ter uma edição completa, além de não existir a possibilidade de vê-los na versão dublada em português, pois ambos os trailers apresentados são em inglês com legendas em português.

COMENTÁRIOS FINAIS DO BLU-RAY: Finalmente a Walt Disney Home Entertainment Brasil traz para o mercado nacional o Blu-ray de um animado da Pixar que vale a pena ter na coleção. Isso mesmo, diferente dos outros animados que foram lançados no Brasil na nova mídia, “UP: Altas Aventuras” apresenta todos os extras presentes nas edições internacionais. O Blu-ray além de trazer imagem e som impecáveis, também tem extras para todas as idades, indo dos jogos para as crianças aos documentários para os fãs e colecionadores se aprofundarem e conhecerem como foi realizado o filme. O Blu-ray só não é perfeito por dois motivos: os trailers, no disco 02, só podem ser vistos com audio em inglês (com ou sem legenda) e poderia ter sido criado uma galeria de imagens com fotos das viagens de equipe, storyboards, imagens de divulgação, entre outras artes.

UP_BLU-RAY

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.