belafera_imagem15

[DVD + CD] A BELA E A FERASe passaram oito anos desde o último lançamento do clássico “A Bela e a Fera” (Beauty and the Beast) no mercado de home vídeo, que aconteceu pela primeira vez no dia 22 de novembro de 2002. A espera finalmente chegou ao fim, pois a Walt Disney Home Entertainment lança no mercado nacional o DVD para venda de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition), o primeiro longa-metragem de animação a receber uma indicação ao Oscar de Melhor filme, em toda a história.

Dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise, “A Bela e a Fera” conta a história de Bela, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida.

Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os “moradores” do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.

No Brasil, o animado foi lançado no mercado de home vídeo no dia 29 de setembro de 2010 e se encontra à venda em quatro tipos diferentes de edições: DVD duplo (R$44,90), DVD duplo + Trilha Sonora, DVD duplo + Camiseta e Blu-ray duplo (R$79,90).

Hoje, o Planeta Disney vai falar da edição dupla em DVD, que chega as lojas com a trilha sonora em português. O DVD de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition) chega com uma luva especial, que traz a mesma arte da capa e com um estojo AWM branco, que entra os três discos: dois discos de DVD e o CD da trilha sonora, todos com a arte dos personagens estampados. Além disso, o DVD traz um encarte pequeno que mostra as informações das canções, a seleção de cenas, o guia com os extras e cinco páginas com informações da linha de produtos das Princesas Disney.

No disco 01, assim como a maioria dos lançamentos Disney, o DVD de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition) começa com a opção de escolha do idioma, assim que escolhemos, somos levados a opção do Disney Fast Play, que possibilita que o DVD inteiro seja rodado automaticamente, sem a necessidade do uso do controle remoto de seu player. Acionado, somos apresentados aos trailers de “Enrolados“, “Disney Blu-ray“, “Bambi: Edição Diamante” e “Fantasia & Fantasia 2000“.

Diferente da edição de 2002, os menus principais da nova edição são animados, todos os outros apresentam uma cena clássica do filme ao som das canções clássicas do longa-metragem de animação. Com o som e imagem restaurados, a nova edição em DVD de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition) apresenta formato de tela 1,78 Widescreen Anamórfico (16:9) e àudio Enhanced Home Theater Mix 5.1, nos idiomas e legendas em português e inglês.

belafera_DVD01Arte da capa e da contra capa do DVD

SINOPSE OFICIAL: Uma das animações mais aclamadas e apreciadas de todos os tempos está prestes a lhe conquistar. Siga as aventuras de Bela, uma jovem brilhante que se encontra dentro de um castelo de um príncipe que foi transformado em uma fera. Com a ajuda dos funcionários encantados do castelo, Bela logo aprende a lição mais importante de todas – que a verdadeira beleza está dentro de nós. Uma restauração digital totalmente nova e novos bônus emocionantes deixam este DVD com 2 Discos muito mais mágico. Fique à vontade e deixe a música que você nunca esquecerá e os personagens que irão lhe emocionar lhe encantarem como nunca.

DISCO 01:
INICIAR
Você poderá ver ao clássico “A Bela e a Fera” em três encantadoras e divertidas versões: Edição Especial Estendida, Versão Original do Cinema e a inédita Edição “Trabalho em Andamento”, nunca lançada antes no Brasil.

BÔNUS MATERIAL:

# Música e Mais
– Trilha Cante Junto
Uma nova opção para você assistir ao filme é com o Cante Junto, onde todas as suas canções prediletas são apresentadas com as letras que aparecem na tela.

# Bônus Clássicos do DVD
– Comentários em Áudio
Assista ao filme com comentários dos diretores Kirk Wise e Gary Trousdale, do produtor Don Hahn e do compositor Alan Menken. Vale lembrar, que os comentários só podem ser vistos na versão estendida do filme.

# Dylan & Cole Sprouse – Gêmeos em Ação com o Blu-ray! (04:45)
Tradicional mini-documentário apresentado pelos personagens Zack & Cody, dos seriados “Zack & Cody: Gêmeos a Bordo” e “Zack & Cody: Gêmeos em Ação“, que explica tudo que você precisa saber sobre a nova tecnologia do Blu-ray.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS
# Disney Original (A Princesa e o Sapo)
# O Rei Leão: Edição Diamante
# Toy Story 3
# Os Fantasmas de Scrooge
# Playhouse Disney Channel
# Enrolados
# Disney Blu-ray
# Bambi: Edição Diamante
# Fantasia & Fantasia 2000

belafera_DVD02Encarte do DVD

DISCO 02:
BÔNUS MATERIAL:
# Cenas Inéditas
– Iniciar todas (28:00)
Aqui você vai poder assistir as duas cenas inéditas e suas apresentações de uma única vez.

– Introdução à Abertura Alternativa da História de Peter Schneider (00:32)
O ex-presidente da Walt Disney Studios, Peter Schneider, faz um rápido comentário sobre a primeira versão criada para a cena de abertura de “A Bela e a Fera”, criada em Londres por Richard Purdum, Jill Purdum e uma equipe talentosa de artistas.

– Abertura Alternativa da História (18:23)
Mais fiel ao clássico conto de fadas, a Disney finalmente apresenta ao público a primeira versão dos primeiros 18 minutos de filme, em storyboards. Sem canções e números musicais, a versão descartada começa apresentando a família de Bella. Seu pai, rico e viuvo, acaba convidando a irmã para cuidar de Bela e sua outra filha menor. Com o fracasso nos negócios, eles acabam perdendo tudo e partindo para uma casa menor, onde estão prestes a perde lá também por falta de pagamento. No dia do aniversário de 17 anos de Bela, seu pai acaba tendo que vender o presente da filha, uma caixinha de música que pertenceu a sua esposa. Enquanto parte para vende-lá, Bela se prepara para receber Gaston, um nobre bonito e rico que a quer como esposa, mas Bela só recebe seu pretendente depois de convencida por sua tia. Maurice acaba quebrando a caixinha de música numa confusão na cidade e ao voltar para casa, ele se perde na floresta. Seguindo uma luz, ele encontra um castelo e entra para se proteger do frio. O que ele não sabe é que o castelo é encantado.

– Introdução a Cena Inédita de Roger Allers (00:37)
Nesta apresentação, o supervisor de história de “A Bela e a Fera”, Roger Allers, comentando o grande diferencial de Bela das outras princesas da Disney, o amor pela leitura. Na nova cena inédita, vemos Bela explorando a Biblioteca do castelo e conhecendo quatro novos personagens encantados, que vivem lá. Mesmo divertida, o animado já apresentava outras cenas que mostravam a paixão da personagem pela leitura, por isso, a equipe resolveu concentrar mais a atenção nos objetos centrais da história, como Horloge, Lumère e Madame Samovar.

– Bela na Biblioteca (08:28)
Após presentear Bela com a bela Biblioteca do Castelo, a Fera a deixa sozinha. Bela por sua vez, começa a ler um livro de aventura, mas é interrompida por um novo objeto encantado do castelo, um livro chamado Oxford. Além dele, na biblioteca também moram outros 3 objetos, um globo terrestre chamado Cambridge, um telescópio e um busto que gosta de declarar frases clássicas de pensadores.

# Música e Mais
– Videoclipe (03:19)
Conhecida mundialmente pela interpretação de Céline Dion e Peabo Bryson, na década de 90, a Walt Disney Animation Studios apresenta pela terceira vez uma nova versão da canção clássica “Beauty and the Beast”. Desta vez, interpretada pela cantora pop norte-americana Jordin Sparks, que ficou mundialmente conhecida após vencer a sexta temporada do reality show American Idol. Diferente do videoclipe de 2002, interpretado pelo grupo teen Jump5, a nova versão de Jordin Sparks é mais clássico e no videoclipe, além de cenas do animado, a vemos a cantora com belos vestidos, em um castelo clássico e jardins, que lembra, e muito os cenários do longa-metragem de animação.

ABelaeaFera_JordinSparks_03

# Nos Bastidores – Edição Diamante
– Além da Bela: As Histórias não Contadas dos Bastidores de “A Bela e a Fera” (53:22)
Recheado de fotos, storyboards, artes conceituais, animações não finalizadas e muitas outras novidades, o making of de quase 1hora de duração vai nos apresentar todas as curiosidades da produção desse grande clássico Disney que marcou uma geração. Artistas e toda a equipe que se envolveu na produção do animado dá seu depoimento e conta as histórias do que aconteceu durante toda a fase de produção e também de todo o sucesso que o animado vem fazendo durante esses quase 20 anos.

– Início na Broadway (13:08)
Esse extra reúne vários artistas que interpretaram os clássicos personagens do animado nos palcos da Broadway. Durante os depoimentos, podemos conferir várias histórias e curiosidades da escritora Linda Woolverton e  do compositor Alan Menken, além de astros e estrelas como Jamie-Lynn Sigler, Donny Osmond, Deborah Gibson, Andrea McArdle, Nick Jonas (da banda Jonas Brothers), entre outros.

– Compondo um Clássico: Uma conversa musical com Alan Menken, Don Hahn e Richard Kraft (20:18)
Um bate papo totalmente informal com Alan Menken, Don Hahn e Richard Kraft sobre as canções de “A Bela e a Fera”. Vale destacar, que o extra apresenta muitas curiosidades e fotos dos bastidores, além de cenas não finalizadas apresentando os storyboards do animado. Para quem gosta das canções do animado, sem duvida nenhuma irá se deliciar com todas as histórias e canções interpretadas ao vivo pelo próprio Alan Menken.

beautyandthebeast-16 beautyandthebeast-17

# Bônus Clássicos do DVD
– Jogos e Atividades
Dois dos jogos mais divertidos da edição do DVD de 2002, retornam nesta nova versão. Em “O Desafio Musical de Zip” somos levados até a cozinha do castelo onde escutaremos os sons dos objetos e se você tiver uma boa memória, poderá escutar as notas produzidas pelos objetos e ajudar Zip a repetir, neste divertido jogo da memória musical. Se você quer saber com qual personagem do castelo da Fera você mais se parece, você terá que responder várias perguntas feitas por Madame Samovar para ajudá-lá a se lembrar com quem você se parece, em “Jogo da Personalidade da Madame Samovar“.

– A História Por Trás da História
Narrado e apresentado por Céline Dion, você irá conhecer a origem dos principais clássicos feitos por Walt Disney a mais de 50 anos. Neste extra, poderemos ver a “Introdução” (01:49) feita por Celine e também descobrir a origem dos clássicos “Cinderela” (02:50), “O Rei Leão” (03:36), “Pocahontas” (03:13), “Mogli: O Menino Lobo” (03:15), “A Bela Adormecida” (02:54), “Mulan” (02:48) e “O Corcunda de Notre Dame” (02:56), lendo entre as entre linhas em “A História Por Trás da História“.

– Videoclipe: “Beauty and the Beast” (04:32)
A famosa cantora Céline Dion faz uma apresentação falando como foi importante para ela e também para sua carreira, interpretar a canção “Beauty and the Beast”. Além de seu depoimento, também podemos assistir ao clássicos videoclipe do dueto interpretado por Céline Dion e Peabo Bryson, do single que não só entrou no topo da lista dos mais vendidos da Billboard, como também ganhou o Óscar de “Melhor Canção Original” e o Grammy de melhor “Dueto do Ano”.

– Apresentação Preliminar da História (02:51)
Temos a chance de conferir a primeira fita de divulgação do clássico “A Bela e a Fera”, apresentada pelo produtor Don Hahn. Com cenas e personagens, que não estão na versão final do filme, podemos conferir neste extra várias artes conceituais, storyboards, ilustrações de personagens e cenários, que os artistas criaram para o estúdio no começo da produção para mostrar a equipe da Disney.

– Versão Alternativa: “Be Our Guest” (04:55)
O produtor Don Hahn apresenta uma cena musical inédita de “Be Our Guest”, onde vemos todos os objetos encantados do castelo cantando e recebendo Maurice. Antes de apresentar a cena quase completamente animada e com apenas algumas imagens em storyboards, o produtor explica o motivo da mudança e quem teve a brilhante idéia de substituir Maurice por Bela, em um dos grandes momentos musicais do animado.

– Trilha Alternativa: A Transformação (02:01)
O compositor Alan Menken comenta sobre a primeira versão da trilha sonora instrumental usada para uma das principais cenas do animado, a transformação da Fera em humano novamente. Durante esse extra, ele explica um dos motivos porque alteraram a trilha e termina perguntando qual das duas vocês acreditam ser a melhor. Depois dos comentários, revemos a clássica cena com a trilha sonora instrumental inédita, apresentada com animação já finalizada, mas não concluída, faltando as cores e também com alguns storybords sendo apresentados no final.

– Música Inédita
º Introdução à Música Inédita: “Human Again” (01:30)
Neste extra podemos conferir duas apresentações da nova canção “Human Again”. Na primeira, “Por Don Hahn – História” (00:47), o produtor conta como a equipe do estúdio recebeu a fita demo da canção e como imaginaram o que acontecia no filme, enquanto a canção seria exibida. O segundo vídeo “Por Alan Menken – Música” (00:43), traz o compositor da canção falando como foi ver o clipe do início do processo, na qual os storyboards criados foram filmados ao som de uma fita demo com Alan Menken e Howard Ashman tocando e cantando.

º Música Inédita: “Human Again” (06:58)
Depois dos depoimentos de Don Hahn e Alan Menken, podemos conferir o clipe do início do processo, que eles comentaram a cima. Como explicado, nenhuma cena está animada, por isso só vemos os storyboards criados ao som de uma fita demo com Alan Menken e Howard Ashman. Vale notar, quais idéias foram reaproveitadas para ser acrescentada na edição estendida do filme, lançada em 2002.

beautyandthebeast-22beautyandthebeast-23

– Animação
º Teste de animação (04:54)
Com comentários do produtor Don Hahn, neste extra poderemos assistir como é feito um filme de animação tradicional, como os artistas trabalham, como foi feita a escolha do visual da Fera, o tempo que demora para uma simples cena ser animada e muitas outras curiosidades. Durante os depoimentos, podemos assistir a várias cenas e storyboards dos personagens.

º A Transformação: Versão a Lápis (05:24)
O produtor Don Hahn comenta como foi todo o estudo e preparação que o animador Glen Keane teve para animar a Fera. Os estudos, idas aos museus, entre outras coisas, para dar vida a um personagem que mudaria durante o decorrer do filme. Ao fim do depoimento do produtor, podemos ver a cena da Transformação da Fera feita no papel e lápis sem efeitos e cores, apenas animada.

º Uma Transformação: Glen Keane (03:13)
O supervisor de animação da Fera, Glen Keane, explica como foi a sensação de assumir a animação de um personagem tão importante como a Fera e também a emoção de poder animar a cena da Transformação, no prazo apertado de uma semana. Além do depoimento e de cenas animadas não finalizadas, neste extra poderemos conferir também os lugares e as obras que influenciaram e inspiraram o animador.

– Teste do Movimento de Câmera (02:07)
Neste extra, poderemos assistir ao primeiro ensaio da clássica cena do baile, na qual a Bela e a Fera dançam ao som da clássica canção “Beauty and the Beast”. O que poucos devem saber é que mesmo sendo feito por animação tradicional, a cena do baile e outras cenas do filme foram criados com a tecnologia computadorizada. Durante o extra vemos os personagens em animação tradicional, enquanto o cenário e a câmera criada em computação desliza do teto até os personagens.

– Trailers e Comerciais de TV
Voltado exclusivamente para os fãs e colecionadores, neste extra poderemos conferir os trailers e comerciais do clássico “A Bela e a Fera”, apresentados no ano do lançamento do animado, em 1991. Além da “introdução de Don Hahn” (00:35), conferimos o “trailer do lançamento original” (01:58), “trailer do lançamento em widescreen” (02:35), de 2002, e quatro comerciais de televisão, os três primeiros com 33 segundos e o quarto comercial com 18 segundos de duração. Todos devidamente legendados em português.

# Configurações do Disco 02
– Idiomas: Inglês e Português
– Lengendas: Português, Coreano, Chinês e Tailandês

belafera_DVD03belafera_DVD04

Arte dos três discos

DISCO 03
O terceiro disco apresenta a trilha sonora em português do animado, com as canções:
01. Prólogo – A Bela e a Fera
02. Bela
03. Bela (Reprise)
04. Gaston
05. Gaston (Reprise)
06. Seja Nossa Convidada
07. Alguma Coisa Acontece
08. Humano Outra Vez
09. Canção da Multidão
10. Bela e a Fera
11. Para Bela
12. Ala Oeste
13. A Fera Deixa a Bela Partir
14. Luta na Torre
15. Transformação
15. Bela e a Fera (Dueto)

COMENTÁRIOS FINAIS:
Ufa! Passei a tarde inteira do feriado assistindo ao DVD de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition) para escrever a resenha para vocês. Confesso, que não tive a oportunidade de ver nenhuma das três versões do filme e nem mesmo conferir os comentários em àudio e a versão cante junto, pois precisaria de muito mais tempo, pois falar desse clássico aqui no Planeta Disney renderia um especial de quase uma semana, mas com certeza dedicarei mais algumas horas dessa semana para me divertir mais com esse clássico inesquecível e atemporal. Lembro como se fosse hoje o dia em que comprei a edição de 2002 em Disney DVD e posso garantir que assisti várias vezes ao filme e aos extras, que para mim está entre os 5 melhores DVDs já lançados no Brasil pela Disney.

A nova edição apresenta o filme com som e imagem restaurados, melhores que a versão em VHS e do DVD de 2002. Além de apresentar alguns extras da edição antiga, vale lembrar que muita coisa boa acabou sendo cortada da edição e não foram extras fracos, muita coisa acabou ficando de fora e muita coisa boa entrou. Eu destaco nesta edição alguns extras como o excelente videoclipe da canção “Beauty and the Beast” (dueto interpretado por Céline Dion e Peabo Bryson), as duas cenas inéditas com material raro jamais apresentado, o making of completo e recheado de curiosidades chamado Além da Bela: As Histórias não Contadas dos Bastidores de “A Bela e a Fera”,  o delicioso bate-papo sobre a trilha sonora em Compondo um Clássico: Uma conversa musical com Alan Menken, Don Hahn e Richard Kraft e a sessão de trailers e comerciais, que eu adoro rever.

A grande decepção da fica para o extra Início na Broadway, que poderia apresentar mais cenas do espetáculo e mais informações, do que apenas depoimentos sobre a participação do elenco e a ausência da linda galeria de imagens e da homenagem ao grande letrista Howard Ashman, presente na antiga edição. Num geral, o DVD de “A Bela e a Fera: Edição Diamante” (Beauty and the Beast: Special Edition) é obrigatório na coleção de qualquer fã de cinema e dos apreciadores de uma das mais belas histórias de amor já contadas até hoje. de “A Bela e a Fera” não é apenas um dos melhores desenhos animados da década de 90, o animado é um dos melhores filmes lançados no cinema.

[nggallery id=61]

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.