A partir de amanhã, sábado, dia 03 de outubro, a rede de cinema Cinemark apresenta em sua programação o último filme da quinta temporada de O Maravilhoso Mundo da Disney na Cinemark, o primeiro longa-metragem de animação da Pixar Animation Studios, Toy Story: Um Mundo de Aventuras (Toy Story), lançado originalmente nos cinemas em 1995.

Comemorando 20 anos de seu lançamento original no final deste ano, o longa de animação feito totalmente em computação gráfica (3D), volta aos cinemas brasileiros nos dias 03, 04, 10 e 11 de outubro, a partir das 11h, em todos os complexos da rede Cinemark que estiverem exibindo a temporada infantil. Depois de exibir clássicos como Mulan (Mulan), UP: Altas Aventuras (UP) e Lilo & Stitch (Lilo & Stitch), chegou a vez de Toy Story: Um Mundo de Aventuras (Toy Story) invadir novamente os cinemas nas manhãs de sábado e domingo, desta vez, em Disney Digital 3D pelos preços de R$ 6 (crianças e meia entrada) a R$ 12 (adultos).

Dirigido por John Lasseter (Vida de Inseto e a franquia Carros) e com o roteiro assinado pelo próprio John Lasseter e pelos parceiros Pete Docter (Monstros S.A., UP: Altas Aventuras e Divertida Mente), Andrew Stanton (Vida de Inseto, Procurando Nemo, WALL·E, Toy Story 3 e John Carter: Entre Dois Mundos) e Joe Ranft (A Bela e a Fera, O Rei Leão, Vida de Inseto e Carros), o animado responde a pergunta que toda a criança já fez na vida. O que o seus brinquedos fazem quando você não está vendo? Bem, os de Andy ganham vida. E, quando o aniversário dele chega, eles têm uma preocupação: que um novo brinquedo possa substituí-los. Sob a liderança do caubói Woody, o favorito de Andy, os brinquedos organizam-se para descobrir os novos presentes. Um deles é Buzz Lightyear, um patrulheiro espacial que, em pouco tempo, vira o brinquedo predileto do menino.

Enciumado e com medo de cair no esquecimento, Woody bola um plano para voltar a ter a atenção do garoto, mas as coisas não saem como planejado e Buzz acaba caindo pela janela, acidentalmente, no quintal do malvado destruidor de brinquedos Sid. O caubói agora tem que resgatar o patrulheiro para que tudo volte a ficar bem.

O elenco de dubladores norte-americano conta com Tom Hanks (Woody), Tim Allen (Buzz Lightyear), Don Rickles (Sr. Cabeça de Batata), Jim Varney (Slinky), Wallace Shawn (Rex), John Ratzenberger (Porquinho), Annie Potts (Betty), John Morris (Andy), Erik von Detten (Sid), Laurie Metcalf (mãe do Andy), R. Lee Ermey (Sargento), Sarah Freeman (Hannah), Penn Jillette (voz da TV), Jack Angel (Tubarão) e grande elenco. No Brasil, o animado ganhou vozes de Alexandre Lippiani (Woody), Guilherme Briggs (Buzz Lightyear), Antônio Patiño (Sr. Cabeça de Batata), Marco Antônio Costa (Rex), Francisco José (Slinky), Renato Rosenberg (Porquinho), Telma Costa (Betty) e Carlos Seidl (Sargento).

Indicado a três Oscars, entre eles melhor roteiro, melhor canção para “You’ve Got a Friend” e melhor trilha sonora, Toy Story: Um Mundo de Aventuras (Toy Story) está disponível para venda em DVD, Blu-ray, Blu-ray 3D e também no formato original, sendo um dos animados mais queridos entre os fãs de animação, tanto que ganhou uma série de curtas, duas sequências e mais um quarto filme original que está atualmente em produção e deve chegar aos cinemas em junho de 2017.

Abaixo você confere um trecho do animado e algumas curiosidades sobre sua produção:

CURIOSIDADES

Fez história: Toy Story teve três indicações no Oscar 1996, entre elas no quesito Melhor Roteiro, entrando para a história como a primeira animação a concorrer nesta categoria.

Billy Cristal como Buzz?: Na versão em inglês do filme, a voz do astronauta Buzz Lightyear é de Tim Allen, mas antes que Tim fosse escalado para o papel, Billy Crystal foi um dos atores convidados e recusou. Depois de ver o filme pronto, Billy disse que essa recusa foi o maior erro de sua carreira e quando a Pixar o convidou para dublar o Mike de Monstros S.A., ele não hesitou em aceitar. Boa!

Homenagem: O menino Andy, dono dos brinquedos, ganhou esse nome para homenagear Andries “Andy” Van Dam, professor da Brown University e um dos mestres de vários membros da equipe de animação de Toy Story.

Piscou, dançou: Essa é para os detalhistas: se você reparar bem, os personagens nunca piscam ao mesmo tempo, mas sempre um de cada vez durante o filme.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.