Depois de muita espera (e bota espera nisso), o longa-metragem nacional de Vicente Ferraz, vencedor na categoria de melhor filme no 42º Festival de Cinema de Gramado 2014, A Estrada 47 (Road 47), finalmente chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira, dia 05 de maio de 2015, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Fortaleza.

Comemorando os 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial, o filme mostra como foi a presença dos brasileiros nessa guerra que durou e matou várias pessoas. No elenco, Daniel de Oliveira, Julio Andrade, Thogun Teixeira e Francisco Gaspar são os soldados brasileiros que se junto há um elenco internacional formado por Richard Sammel, Sergio Rubini e Ivo Canelas.

Vamos ver um pouco do trailer antes de saber mais do filme:

Coprodução entre Brasil, Itália e Portugal, o filme narra a aventura de quatro pracinhas brasileiros que, em plena Segunda Guerra Mundial, foram enviados pelo governo do Brasil à Itália, para lutar contra o nazismo e o fascismo. Assim como os outros 25 mil soldados brasileiros que lutaram na Europa quando o Brasil declarou guerra ao Eixo, os heróis de A Estrada 47 tinham uma realidade muito distante da dos europeus e americanos. Nossos pracinhas não passavam, em sua grande maioria, de jovens humildes e despreparados, que tiveram de uma hora para outra de aprender a combater não só o inimigo, mas também o frio que assolava o território europeu no inverno mais rigoroso da história até então.

Para viver estes heróis anônimos, foi escalado um pelotão de peso. Daniel de Oliveira é Guima, Julio Andrade é Tenente, Thogun Teixeira é Sargento Laurindo e Francisco Gaspar é Piauí. Na tropa internacional, o filme conta com o italiano Sergio Rubini, o alemão Richard Sammel e o português Ivo Canelas.

Trazendo um roteiro arrastado para o público jovem, que estão acostumados a grandes produções como Vingadores, A Estrada 47 (Road 47) se destaca por suas atuações e pela qualidade do figurino, cenografia e pelo elenco, que aparecem em cena como se estivessem mesmo na Guerra. Um filme que para quem curte filmes históricos ou gosta de saber curiosidades sobre a guerra.

Tive o prazer de trabalhar durante um período na assessoria do filme, na época que estava sendo finalizado e também durante suas exibições nos festivais, por isso, o filme acaba ganhando um certo peso sentimental, ainda mais quando vemos nosso nome nos créditos, coisa que só vê quem participou de alguma maneira do filme.

A Estrada 47 fez sua estreia internacional no 36o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americana de Havana, em dezembro de 2014 e esteve em importantes festivais de cinema, ao longo de 2014. Abaixo segue a lista completa de prêmios que o filme conquistou:

42º Festival de Cinema de Gramado 2014 – Cinema Brasileiro e Latino
– Melhor Filme

24º Cine Ceará 2014 – Festival Ibero-Americano de Cinema
– Melhor Filme
– Melhor Direção de Arte: Sergio Tribastone

VII Festival de Cinema da Lapa 2014 / Paraná 2014
– Melhor Filme
– Melhor Direção: Vicente Ferraz
– Melhor Roteiro: Vicente Ferraz
– Melhor Fotografia: Carlos Arango de Montis
– Melhor Música: Luiz Avellar
– Melhor Montagem: Mair Tavares
– Melhor Ator Coadjuvante: Francisco Gaspar
– Prêmio Especial do Júri para o Ator Thogun Teixeira

Aestrada47_cartaz

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.