Com a inauguração do site oficial da Disney Animation, os fãs foram presenteados com na mais que 7 imagens exclusivas de conceitos e testes de cores do mais novo clássico do estúdio, “A Princesa e o Sapo” (The Princess and the Frog). A qualidade das imagens, mostra que o animado tem grandes chances de ser um perfeito clássico Disney e mostrando que mesmo após 5 anos sem produzir animação feita em 2D (tradicional), o estúdio se mantem como o melhor na criação de personagens e cenários nessa técnica.

Além das imagens, fora divulgado recentemente um artigo em inglês do site Laughing Place, que fala um pouco dos animadores que estão presentes nesse projeto. Abaixo você confere a lista que o membro do fórum Animations resumiu e traduziu:

# Mark Henn (Belle, Mulan) – Princesa Tiana
# Randy Haycook (Clayton, Kida) – Príncipe Naveen
# Ruben Aquino (Shang, Denahi, Powhatan) – Pai e mãe de Tiana; Princesa Tiana sapo; Príncipe Naveen sapo
# Tony DeRosa (Sprite, Zeus e Hera) – Lawrence, o empregado do príncipe
# Nik Ranieri (Meeko, Wilbur, Lumiere, Hades, Kuzco) – Charlotte LaBouff, a bela diva sulista ciumenta e cômica
# Duncan Marjoribanks (Sebastião, Abu, Ratcliffe, McLeach, Sra. Calloway) – Eli ”Big Daddy” LaBouff
# Bruce Smith (Pacha, Kerchak) – Dr. Facilier, o mestre feiticeiro do vodu
# Andreas Deja (Jafar, Scar, Hércules, Lilo) – Mama Odie, a fada madrinha sacerdotiza do vodu
# Eric Goldberg (Gênio) – Louis, o crocodilo apaixonado por jazz
# Mike Surrey (Buck) – Ray, o adorável vagalume cajun

Outra novidade apresentada no artigo é que Ruben Aquino está cuidando da supervisão da animação dos pais da personagem Tiana, confirmando assim os boatos que a família da personagem estarão sim no filme. Além disso, ele também cuidará das versões dos anfíbias do príncipe e da princesa, enquanto Mark Henn estará envolvido na supervisão de Tiana humana e Randy Haycock do Principe Naveen na forma humana.

Escrito e dirigido por John Musker e Ron Clements (“A Pequena Sereia” [1989], “Aladdin” [1992] e “Hércules” [1997]), o novo conto de fadas musical da Walt Disney Animation, contará a história ambientada nos anos 1920, na maior de todas as cidades, Nova Orleans (Estados Unidos). Marcando o retorno da Disney à eterna forma de arte tradicional dos filmes animados tradicionais, o filme conta a história de Tiana, a primeira princesa negra da Disney.

Como o animado se passará na famosa Era do Jazz da cidade norte-americana, nada mais normal que o compositor ganhador do Oscar®, Randy Newman (“Toy Story”, “Vida de Inseto”, “Toy Story 2”, “Monstros S.A.” e “Carros”), assumir a trilha sonora do animado. O teaser trailer do animado (lançado em Julho) apresenta uma amostra do belo trabalho feito por Randy, além disso, sites já confirmam que Tiana (dublada originalmente por Anika Noni Rose, do filme “DreamGirls“) será a interprete da canção romântica tema do filme.

Produzido por Peter Del Vecho e com as vozes de Keith David (“Sr. E Sra. Smith“), Jennifer Montgomery (“A Arte de Ensinar as Crianças“) e Jennifer Cody, o longa animado deve ter parete de sua história modificada, já que quando Tiana for beijar o Príncipe Naveen, em forma de sapo, acabará se transformando em uma rã, já que ele se encontrará enfeitiçado por vodu. Após o feitiço, ambos partem para o pântano em busca dos amigos, o vagalume Ray e o crocodilo Louis.

Abaixo seguem mais curiosidades sobre o animado:

# A personagem de Mama Odie será um tipo de fada madrinha. Com 200 anos, ela é meio-cega e sacerdotiza do vodu, ela vive nos pântanos e tudo indica que enxergar com olhos de uma serpente. Além disso ela apresenta um gigante caldeirão onde sempre irá preparar o Gumbo, em que ela pode dar forma a suas visões mágicas (chamada de “Visão Gumbo”).

# A canção interpretada por Anika Noni Rosa, aparenta ser triste e longa, com um início cínico, dizendo que não há nenhum príncipe encantado que vem em um cavalo branco.

# O Príncipe que originalmente se chamaria Levine, teve seu nome alterado para Naveen e quando chega ao bairro “French Quarter” a procura de jazz, acaba sendo atraído pelo Dr. do vodu, Facilier, que o transforma em sapo.

# Vivendo no pantano, o crocodilo Louis, será um grande fã de jazz e irá tocar uma trombeta, seguindo os barcos do rio pela música. Se torna amigo dos sapos, já que sua música acaba não sendo apreciada pelos amigos répteis.

# Além de Louis, outro amigo de Taiana será Ray, um vagalume do Cajun. Tal personagem já fora apresentado no teaser trailer e já podemos notar seus olhos preguiçosos, madeixas no cabelo, falta de alguns dentes, além de ser um romântico impossível.

# O ponto de maior destaque com certeza deverá ser durante o Carnaval.

A estréia de “A Princesa e o Sapo” nos cinemas norte-americanos está agenda para o dia 25 de Dezembro de 2009, já os brasileiros terão que esperar provavelmente até 2010 para ver o animado, já que seu lançamento não consta no calendário oficial da Disney de 2009.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.