Infelizmente, o diferente e surpreendente projeto do diretor Guilherme Del Toro, a versão em stop-motion de Pinóquio foi cancelada. O principal motivo para o projeto ser cancelado foi a fraca bilheteria da animação de Tim Burton, Frankenweenie, que foge do padrão infantil e parece não ter agradado.

Com isso, o cineasta Guilherme Del Toro e a Jim Henson Company não conseguiram vender o projeto para Hollywood e tiveram que cancelar o projeto, que seria dirigido por Mark Gustafson (O Fantástico Sr. Raposo) e mostraria uma versão mais adulta do clássico conto de fadas.

Baseado em um livro de ilustrações publicado em 2002 por Gris Grimly, a nova versão seria mais fiel a versão original criada pelo italiano Carlo Collodi. “O que estamos tentando fazer é apresentar um ‘Pinóquio’ que seja mais fiel ao que Collodi escreveu. Que seja mais surreal e um pouco mais sombrio do que o que já vimos antes“, explicou Del Toro.

Tem de haver escuridão em qualquer conto de fadas ou narrativa infantil, algo que os Irmãos Grimm, Hans Christian Anderson e Walt Disney entendiam. A gente tende a falar que algo foi ‘disneificado’, mas muita gente esquece o quão perturbadoras são as melhores animações da Disney, incluindo aquelas duas crianças que são transformadas em burrinhos em ‘Pinóquio’.“, finalizou o diretor.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.