No começo de fevereiro deste ano, dois queridos amigos da Split Studio, me indicaram para assistir ao simpático curta-metragem brasileiro Qual é, broto?, que estreou no canal YouTube da produtora.

E não é que o curta foi uma deliciosa surpresa de quase 2 min., mostrando para crianças e adultos que todos nós temos que lidar com nossos espinhos e que ninguém é igual a ninguém. O assunto é delicado, mas importante nos dias de hoje, principalmente para a garotadinha, que quando chega na época da escola, começa a se comprar e se achar diferente dos amigos.

Então, que tal, antes deu falar mais da produção feita em 2D (animação tradicional), você dar o play e conferir?

Criado por Michele Massagli, o curta original da Split traz uma poderosa mensagem de acolhimento, respeito à diversidade e, principalmente, uma lição de empatia e respeito às diferenças que todos nós temos.

Na trama, acompanhamos a sensível jornada animada de uma garotinha chamada Su, que tem que aprender a lidar com sua voz interior. Ela sempre tenta ver o lado bom de tudo, mesmo que muitas vezes sua contra-parte espinhuda, Cato, coloque algumas minhocas em sua cabeça. No auge de seus 5 anos de idade (com aquela curiosidade e energia infinita que só crianças nessa idade têm), Su é uma habitante de Verdália, uma fantástica cidade onde tudo é muito parecido com nosso mundo – exceto pelo fato de que todos nascem com uma planta senciente na cabeça em vez de cabelos.

E como vocês podem notar tanto no curta Qual é, broto?, as plantas acabam, as vezes, colocando algumas coisas na cabeça dos moradores da cidade.

Diferente do habitual, para promover a estreia e bater um papo com o pessoal que estava online no dia que o curta chegou ao YouTube, foi realizado no canal da produtora um bate papo bem legal, de mais de uma hora, com os criadores, que além de responder as perguntas dos internautas também falaram um pouco do processo de criação da personagem e claro, da animação.

Confira abaixo:

Vencedor do Edital SAV/MINC/FSA 09/2018 na categoria “Narrativas Audiovisuais para Infância“, o projeto foi pensada como a criação de um ecossistema para o entretenimento de quem for assisti-lo e deve agradar tanto as crianças menores e encantar os adultos.

O curta-metragem Qual é, broto? chega com a proposta de apresentar o universo e os personagens ao público final, convidando todo mundo para embarcar juntos para Verdália. Além disso, a Split Studio trará conteúdos originais periódicos e não deixe de se inscrever no canal oficial e ficar de olho nas novidades.

Abaixo alguns esboços dos personagens principais do curta:

___

Voltamos a qualquer momento com mais novidades animadas para vocês…

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.