No último sábado, dia 10 de setembro, aconteceu uma das primeiras exibições de Rainha de Katwe (Queen of Katwe), na première do filme durante o Festival de Toronto, que contou com a presença da protagonista, a grande atriz Lupita Nyong’o (Star Wars: O Despertar da Força e 12 Anos de Escravidão).

Baseado numa história real, o novo filme da cineasta Mira Nair (Feira das Vaidades) nos conta a história de uma jovem menina chamada Phina (a estreante Madina Nalwanga), que vive em uma aldeia miserável de Uganda e vende milho nas ruas. A vida da jovem muda completamente quando ela conhece o xadrez e vê tudo mudar em sua vida, depois de se tornar campeã nacional.

Além de Lupita, que dá vida a mãe da jovem, uma mulher forte que a apoia e a acompanha a filha nas viagens pelo mundo para participar dos torneios internacionais de xadrez, o filme traz o ator David Oyelowo (Selma) como o treinador da garota.

Baseado no livro homônimo do jornalista Tim Crothers, que tirou Phiona do anonimato em 2013, o roteiro é assinado por William Wheeler (Ray Donovan), o drama Rainha de Katwe (Queen of Katwe) é a segunda parceria consecutiva entre a cineasta indiana Mira Nair e o roteirista William Wheeler, após O Relutante Fundamentalista (2012).

A estreia norte-americana do drama Rainha de Katwe (Queen of Katwe) está marcada para o dia 23 de setembro de 2016 e no Brasil, o lançamento acontece no dia 24 de novembro.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.