Com a maioria das grandes redes de cinema fechadas a mais de sete semanas, a pandemia no mundo é uma dor de cabeça cada vez maior para a indústria de cinema. Sem os cinemas, algumas distribuidoras estão decidindo apostar seus lançamentos direto no formato digital, o que aconteceu com a Universal Pictures, que no início de abril trouxe para o público a mais nova aposta da DreamWorks Animation, a continuação de “Trolls“, sucesso de público de 2016.

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Trolls 2” (Trolls World Tour) foi a primeira produção anunciada que não seria mais lançada nos cinemas e iria direto para as plataformas On Demand e seu lançamento nos EUA aconteceu no dia 10 de abril (final de semana de Páscoa). Em apenas um final de semana se tornou a maior estreia digital de todos os tempos e com três semanas de seu lançamento, o animado já faturou mais de US$ 100 milhões, ultrapassando a marca de cinco milhões de locações. O valor do filme é de US$ 19,99, a sua locação, por 48h.

Os resultados de ‘Trolls 2’ superaram nossas expectativas e demonstraram a viabilidade do formato premium do VOD“, comentou o CEO da NBCUniversal Jeff Shell ao Wall Street Journal, que afirmou ainda ter planos de lançar o longa nos cinemas norte-americanos assim que a pandemia for contida.

Quem não gostou nada disso foram os exibidores, donos de cinemas dos EUA, que prometeram boicotar os próximos filmes dos estúdios por conta da quebra da janela de exibição dos filmes (nos EUA, os distribuidores pedem um prazo de 90 dias para o filme ficar em cartaz, antes de ser colocado em outras plataformas). Duas das cinco maiores redes de cinema dos EUA e Canadá se pronunciaram contra a atitude do estúdio.

A Rede AMC (com mais de 8.000 telas em 600 salas de cinema) afirmou que “não irá mais exibir nenhum dos filmes da Universal Pictures nos nossos mais de 1.000 cinemas ao redor do mundo”, informou em um comunicado assinado pelo CEO da empresa, o executivo Adam Aron. Afirmando que o “veto irá se estender para qualquer um que abandonar a corrente prática do mercado”. Já a Regal Entertainment, a segunda maior rede dos EUA (com 7.000 telas e mais de 500 salas), afirmou que considera a decisão da Universal Pictures completamente inapropriada” e também não irão “exibir filmes que desrespeitam a janela de lançamento”.

Para acalmar os ânimos, a Universal Pictures anunciou em comunicado oficial que “absolutamente acredita na experiência nos cinemas”, mas que também “a partir de agora, planeja lançar os filmes tanto nos cinemas como nas plataformas digitais quando achar conveniente”.

Trolls” (2016) arrecadou nos cinemas dos EUA mais de US$153,7 milhões de dólares em bilheteria nos cinemas e mundialmente, o animado somou mais de US$346,8 milhões de dólares.

A assessoria de imprensa da Universal Pictures do Brasil informou que o estúdio optou por preservar o plano de um lançamento tradicional nos cinemas e “Trolls 2” (Trolls World Tour) chegará as telonas no dia 08 de outubro, bem a tempo do Dia das Crianças.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.