Amanhã, dia 08 de fevereiro, antes do meio dia, horário de Brasília, acontece o anuncio dos filmes e curtas indicados ao Oscar 2022, a maior premiação do cinema.

Como não consegui assistir quase nenhum dos filmes live-action, resolvi fazer esse post hoje para brincar e tentar adivinhar quais animações serão indicadas amanhã. Então, vamos começar?

Na categoria de melhor filme de animação temos 26 produções concorrendo e quatro delas praticamente já tem vaga garantida na premiação amanhã, por terem se destacado nas principais premiações que acontecerão até o momento. São elas:

>> Luca, da Pixar Animation | lançamento exclusivo do Disney+;

>> Flee, animação independente da Dinamarca | não tem previsão de estreia no Brasil;

>> A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, da Sony Animation | lançamento exclusivo da Netflix;

>> Encanto, da Disney Animation | lançado nos cinemas e disponível no Disney+;

A quinta indicação é a única que será a grande surpresa amanhã se o Oscar não surpreender. Entre os favoritos para a última vaga estão Raya e o Último Dragão (da Disney Animation e disponível no Disney+), Sing 2 (da Illumination Entertainment e lançado nos cinemas pela Universal Pictures), Belle (animação japonesa lançada nos cinemas pela Paris Filmes) ou Ron Bugado (da 20th Century Studios, lançado nos cinemas e que chegará dia 16 de fevereiro no Disney+).

Minha opinião, acho que a forte campanha e os bons números de bilheteria (a melhor desde a pandemia nos cinemas mundial) vão fazer Sing 2 tirar a indicação para o filme da guerreira da Disney, Raya. Além disso, temos a animação brasileira Bob Cuspe: Nós Não Gostamos de Gente (Bob Spit: We Do Not Like People), lançada nos cinemas brasileiros no final do ano passado, que infelizmente não tem grandes chances, mas seria uma deliciosa surpresa vê-la indicada.

Outros animados que estão concorrendo mas tem poucas chances de indicação:

.:: JÁ LANÇADOS NO BRASIL ::.

>> A Família Addams 2: Pé na Estrada (The Addams Family 2), plataformas digitais;
>> O Macaco Estrela (The Ape Star), plataformas digitais;
>> Patrulha Canina: O Filme (Paw Patrol The Movie), plataformas digitais;
>> O Poderoso Chefinho 2: Negócios da Família (The Boss Baby: Family Business), plataformas digitais;
>> Spirit: O Indomável (Spirit Untamed), no Telecine e plataformas digitais;
>> A Jornada de Vivo (Vivo), na Netflix;
>> Din e o Dragão Genial (Wish Dragon), na Netflix;
>> Próxima Parada: Lar Doce Lar (Back to the Outback), na Netflix;
>> Viagem ao Topo da Terra (The Summit of the Gods), na Netflix;

.:: SEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO ::.

>> Poupelle da Cidade das Chaminés (Poupelle of Chimney Town)
>> Cryptozoo
>> Fortune Favors Lady Nikuko
>> Josee, the Tiger and the Fish
>> The Laws of the Universe: The Age of Elohim
>> My Sunny Maad
>> Pompo: The Cinéphile
>> The Spine of Night

Falando em Encanto, da Disney Animation, o animado tem mais duas chances de indicações, nas categorias de melhor trilha sonora (que não deve conseguir) e na categoria de melhor canção original para “Dos Oruguitas“, de Sebastián Yatra, que deve ser indicada como prêmio de consolação para o estúdio, que deveria ter inscrito “We Don’t Talk About Bruno” (Não Falamos do Bruno), que está em primeiro lugar na parada Hot 100 da Billboard. A última vez que uma canção Disney chegou no topo foi “A Whole New World“, de Aladdin, em 1992.

Mas vou contar para você, não vai me surpreender se a Disney for esnobada e não conseguir a indicação. Outro animado que tem poucas chances de uma indicação na categoria de canção original é Sing 2, “Your Song Saved My Life“, do U2.

A animação da Dinamarca, Flee, ainda sem distribuidora no Brasil, foi uma das mais bem recebidas pela critica esse ano e pode concorrer a mais duas indicações. Ele é o filme selecionado pelo país para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro e também pode ser indicado na categoria de melhor documentário, caso a Academia não seja careta. Torço muito pelas duas indicações.

Vamos para a categoria de melhor curta? Foram 84 produções que se classificaram na categoria curta de animação. Tem duas delas que já tem vaga garantida na premiação. Uma delas vai para a Disney Animation com o emocionante Juntos Novamente (Us Again), de Zach Parrish, que foi lançado nos cinemas antes de Raya e o Último Dragão e agora está disponível no Disney+.

A outra vai para a Netflix, com o fofo A Sabiá Sabiazinha (Robin Robin), dos diretores Dan Ojari, Mikey Please e da Aardman Animations, mesmo estúdio que nos trouxe sucessos como A Fuga das Galinhas, os indicados ao Oscar Shaun, o Carneiro, O Filme (2015) e Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca (2019) e vencedora do Oscar por Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais (2005).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou uma short-list com 15 títulos no final do ano e trazem as duas produções citadas acima, além de…

>> Affairs of the Art – Joanna Quinn (Reino Unido | Canadá)
>> Angakusajaujuq: The Shaman’s Apprentice – Zacharias Kunuk (Canadá)
>> Bad Seeds – Claude Cloutier (Canadá)
>> Bestia – Hugo Covarrubias (Chile)
>> Boxballet – Anton Dyakov (Rússia)
>> Flowing Home – Sandra Desmazières (Canadá)
>> Mum Is Pouring Rain – Hugo de Faucompret (França)
>> The Musician – Reza Riahi (França)
>> Namoo – Erick Oh (EUA)
>> Only a Child – Simone Giampaolo (Suíça)
>> Souvenir Souvenir – Bastien Dubois (França)
>> Step Into the River – Weijia Ma (China/França)
>> The Windshield Wiper – Alberto Mielgo (EUA | Espanha)

Como não consegui assistir a nenhum deles, tirando os dois com vaga já garantida, fica complicado apostar na categoria.

Infelizmente, ainda por conta da pandemia, tivemos menos filmes classificados na categoria de melhor animação, mesmo muitos deles tendo sido finalizados de forma remota. O recorde aconteceu em 2019, quando tivemos 32 filmes indicados. Por conta da pandemia, muitas animações que chegariam aos cinemas em 2020 chegaram ano passado e algumas foram empurradas e estão no calendário deste ano, exemplos foram o novo filme da franquia Hotel Transylvania e Minions, que era para estrear em 2020.

Os indicados ao Oscar 2022 vamos conhecer amanhã, dia 08 de fevereiro e a cerimônia de premiação, por enquanto, está agendada para o dia 27 de março, quando conheceremos os grandes vencedores.

HOLLYWOOD – FEBRUARY 20: A display case is seen full of Oscar statues February 20, 2004 in Hollywood, California. These are the Oscar statuettes that will be handed out on February 29 at the 76th Academy Awards ceremony and will be on display at the Hollywood & Highland entertainment complex. (Photo by Carlo Allegri/Getty Images)

_____________

Nos vemos a qualquer momento com mais novidades…

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.