No começo do mês de outubro o site Animation-Animagic noticiou em primeira mão, que o famoso diretor de cinema, Tim Burton (“Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas”), teria sido visto passeando pelos corredores dos estúdios Disney e Pixar e que poderia ser ele o diretor escolhido pelo estúdio para dirigir um novo animado do estúdio em stop-motion. Agora esse último fim de semana, o site Variety, confirmou a informação e ainda trouxe a noticia de que Tim Burton não irá dirigir apenas um animado para os estúdios Disney, mas o diretor está envolvido em duas produções.
Tudo indica que o primeiro animado que o diretor irá produzir, será a nova versão da clássica história de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”, conto que será adaptado por Linda Woolverton, uma veterana das animações da Disney que já trabalhou em clássicos de sucesso do estúdio como “O Rei Leão” e “A Bela e a Fera”. O animado terá captura de movimentos assim como foi feito para os filmes “O Expresso Polar” e “A Lenda de Beowulf” (ainda inédito no Brasil) e além disso, deverá ser exibido nos cinemas americanos com projeção digital 3-D, método esse que vem ganhando força nas novas produções, que dificulta a pirataria e entusiasma o publico a ir até o cinema ver ao filme. A Disney desde 2005, percebeu que lançar os seus animados em 3D nos cinemas é um método que tem agradado aos seus consumidores, já que “O Galinho Chicken Little”, “A Família do Futuro” e as re-estréias de “O Estranho Mundo de Jack” (animado que há dois anos vem sendo exibido no mês de Outubro nos cinemas) vem dando bons resultados financeiros ao estúdio.

A produção da nova versão para a clássica história de “Alice” irá se iniciar, após Tim Burton terminar a pós-produção de seu novo filme que estréia agora no final de ano nos EUA, “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet”, o Variety afirmou também que as filmagens da produção já têm data para começar e acabar, tendo início no logo nos primeiros dias de 2008 e sendo finalizada em maio, tudo isso para que a produção fique pronta antes do início da greve dos sindicatos de atores e diretores. A clássica história já foi levada aos cinemas em 1951 pela própria Disney, que com o animado consegui ainda supervisionado por Walt Disney concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Após o termino da produção de sua nova versão para “Alice no País das Maravilhas”, Burton, também irá produzir para a Disney um animado em stop-motion baseado em seu curta animado lançado em 1984, chamado “Frankenweenie”, longa esse que também será exibido em digital 3-D.

O curta contava a história de um garoto chamado Viktor que amava seu cãozinho, Sparky, tanto que um dia enquanto brincava com ele, acaba vendo ele ser atropelado na rua e depois de um tempo após a morte do cão, ele resolve começar a ler livros sobre sobre como trazer alguém de volta a vida, e acaba achando o livro de Frankenstein. Após conhecer a obra, ele decide ressuscitar seu cão de estimação da mesma forma que o Dr. Frankenstein dá vida a seu monstro na famosa história de terror. Vale lembrar que o curta original foi feito em live-action e o elenco trás nomes como os de Shelley Duvall (“Popeye”), Daniel Stern (“Esqueceram de Mim”) e Barret Oliver (“História Interminável”), e o roteiro foi assinado pelo próprio Burton e Leonard Ripps.

Vale lembrar que Tim Burton começou a sua carreira no Walt Disney Studios, sendo que lá desenvolveu o animado “O Estranho Mundo de Jack” e dizem boatos que sua demissão do estúdio foi por gastar o dinheiro da companhia em filmes considerado muito assustadores para a família.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.